Navigation – Plan du site

AccueilRubriquesComptes rendus et essais historio...2001José Eisenberg, As missões jesuít...

2001

José Eisenberg, As missões jesuíticas e o pensamento político moderno: encontros culturais, aventuras teóricas, Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2000. 264 p. (coleção "Humanitas").

Décio de Alencar Guzmán

Texte intégral

1 A presença jesuítica na América têm inspirado os cientistas sociais contemporâneos a retomar o estudo da organização interna da Companhia de Jesus, assim como das suas conexões com a expansão do ocidente, em todas as partes do planeta, desde o século XVI. Não raro foram os estudos ultimamente publicados sobre os "começos" da Companhia e as escolhas ou reorientações estratégicas dos seus membros quanto à melhor "política" a executar para corroborar a sua obra missionária ou para enfrentar os problemas práticos que surgiram. Este é o caso, entre outros, dos livros de John O'Malley (The First Jesuits. Harvard University Press, 1993) e de Dauril Alden (The Making of an Enterprise: The Society of Jesus in Portugal, its Empire, and Beyond, 1540-1750. Stanford University Press, 1996).

2 José Eisemberg tenta explicar, em seu livro (originalmente uma tese de doutoramento defendida na City University of New York, em 1998), a contribuição do que ele nomeia "teoria política jesuítica" para a formação do pensamento político moderno. Em resumo, o autor investiga a maneira pela qual determinados conceitos políticos "elaborados" nas cartas da primeira geração de missionários jesuítas no Brasil (1549-1610) anteciparam algumas mudanças conceituais mais tarde sistematizadas pelos teólogos da Companhia de Jesus em universidades européias, como Juan de Mariana no De Rege et Regibus Institutione (1599) e Luís de Molina no De Iustitia et Iure (1592-1593).

3 Para efetuar esta tarefa, Eisemberg empreende uma análise em quatro momentos: primeiro o autor busca o sentido e a dinâmica da correspondência epistolar jesuítica como mecanismo de organização e controle interno das atividades da Companhia; depois, são focalizados os fracassos das primeiras iniciativas missionárias e os esforços para superá-los; em seguida, são apresentadas as conseqüências teóricas das reforma das Missões efetuada por Manuel da Nóbrega a partir de 1550; e, por fim, são identificados os debates em torno da "escravidão voluntária" indígena na correspondência epistolar entre Manuel da Nóbrega e Quirício Caxa, em 1567, que produziu, segundo Eisemberg, a alteração de sentido do conceito de direito (ius) na doutrina tomista, e que foi mais tarde sistematizada por Luís de Molina.

4 Seguindo os passos da "metodologia contextualista" de Quentin Skinner e J. G. A Pocock &emdash; cuja proposta é estudar as idéias no contexto histórico e retórico no qual foram produzidas &emdash; , este estudo do caso brasileiro oferece boas pistas para o debate em torno da história do pensamento no Brasil colonial e dos missionários jesuítas como agentes políticos e intelectuais neste território.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Décio de Alencar Guzmán, « José Eisenberg, As missões jesuíticas e o pensamento político moderno: encontros culturais, aventuras teóricas, Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2000. 264 p. (coleção "Humanitas"). »Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Comptes rendus et essais historiographiques, mis en ligne le 07 février 2005, consulté le 28 mars 2024. URL : http://journals.openedition.org/nuevomundo/400 ; DOI : https://doi.org/10.4000/nuevomundo.400

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-ND-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-ND 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search