Navigation – Plan du site

AccueilRubriquesComptes rendus et essais historio...2015Charles H. Parker, Global Interac...

2015

Charles H. Parker, Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800 / Relazioni globali nell'età moderna 1400-1800

Cambridge University Press, Cambridge, 2010, 255 p. / Il Mulino, Bologna, 2012, 288 p.
José Eudes Gomes
Référence(s) :

Charles H. Parker, Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800, Cambridge University Press, Cambridge, 2010, 255 p./Relazioni globali nell'età moderna, 1400-1800, Il Mulino, Bologna, 2012, 288 p.

Texte intégral

  • 1 Conforme observa Dominic Sachsenmaier, muitos estudos no campo da história global e da história mun (...)

1Não há novidade em afirmar que abordagens historiográficas como a história global, a história mundial, a história dos impérios e a história atlântica continuam sendo lideradas pelas universidades e pelo mercado editorial dos países de língua inglesa. No entanto, chama atenção que um livro tão útil e abrangente quanto este tenha aparentemente sido comentado exclusivamente em periódicos publicados em inglês. Além disso, vale dizer que a recente tradução italiana, publicada há um par de anos, consiste em honrosa exceção até o momento.1

2Segundo o autor, especialista em história moderna e professor da Saint Louis University, as principais características da época moderna foram a expansão imperial e os intercâmbios em escala planetária que originou. Partindo desta afirmação, a obra apresenta as principais interações globais ocorridas durante o longo período inscrito entre 1400-1800. Seguindo rigorosamente a proposta editorial da coleção, trata-se de um texto conciso e de leitura acessível, destinado a um público amplo. O seu principal mérito é fornecer uma síntese atualizada e mais equilibrada do mundo moderno, buscando superar as velhas tendências eurocêntricas, teleológicas, nacionalistas e fragmentárias que marcaram a narrativa tradicional sobre a modernidade.

  • 2 Em boa medida, esta tese é tributária de estudos recentes, dentre os quais merece destaque: John Da (...)

3A tese defendida pelo autor afirma que com a dissolução do maior império da história, o império eurasiático mongol dos séculos XIII-XIV, iniciou-se um período de formação de estados crescentemente centralizados, burocratizados e expansionistas, no qual emergiram os impérios asiáticos e europeus dos séculos XV-XVIII. Ainda segundo o autor, os principais responsáveis pelos contatos, interconexões e intercâmbios entre distintos povos e continentes que levaram a um processo de progressiva integração, competição e interdependência em escala global foram os cinco grandes impérios territoriais asiáticos (chinês, russo, otomano, safávida e mugal) e os cinco maiores impérios marítimos europeus (português, hispânico, neerlandês, francês e inglês). E isto apesar de reconhecer a existência de outras poderosas unidades políticas e imperais asiáticas (choson e tokugawa), africanas (bugunda, oyo, asante, rozwei e sokoto) e americanas (asteca e inca).2

4O livro é composto por seis capítulos, quase todos acompanhados por mapas temáticos que sintetizam os intercâmbios descritos na narrativa. Os dois capítulos iniciais discorrem sobre os processos paralelos de formação de estados e impérios europeus e asiáticos durante a modernidade. Os quatro capítulos subsequentes são dedicados a cada uma das principais formas de interação verificadas no período: trocas comerciais de longa distância, grandes fluxos migratórios, transferências e alterações ecológicas, expansão religiosa e circulação de informação.

Expansão imperial

5O autor afirma que os processos de formação dos estados e impérios asiáticos e europeus apresentaram influências mútuas, paralelismos e diferenças. De forma bastante previsível, os aspectos comuns foram: centralização política, criação de burocracias, conquista militar, migração e conversão religiosa. O mais interessante a este respeito é o destaque dado aos acordos com as elites locais. Enquanto os impérios asiáticos se caracterizaram pelo controle de domínios territoriais muito mais vastos, os impérios europeus constituíram-se através do controle de rotas marítimas de longa distância, articulando entrepostos e possessões em diferentes continentes.

6Um traço distintivo na formação dos numerosos estados europeus foi a sua acirrada competição, que se refletiu em uma agressiva política de expansão ultramarina em África, Ásia e América. Sem muita originalidade, Charles Parker observa que a presença europeia no Índico foi mais marítimo-comercial e o seu poderio teve de ser construído ao longo do tempo, enquanto no Atlântico foi mais territorial e agrícola, impondo-se de forma mais imediata. Como se sabe, em ambos oceanos os ibéricos foram precursores, sendo seguidos por franceses, neerlandeses, ingleses, suecos e dinamarqueses. Segundo o autor, o caráter comercial e marítimo dos impérios europeus lhes teria garantido o papel de principais vetores das interações globais do período. Todavia, a opção por iniciar pelos impérios europeus não parece apropriada, dada a precedência asiática em termos de centralização política, expansão imperial e comercialismo.

7Não obstante as suas limitações, a descrição da expansão imperial no continente asiático oferece ao leitor um formidável alargamento do campo de visão sobre o período. As dinastias Ming e Qing puseram fim ao domínio mongol e empreenderam a conquista de largas porções do centro e do sul asiáticos, dobrando o tamanho do império chinês. Aproveitando o declínio do poderio mongol, os czares russos declararam independência e promoveram a conquista da Sibéria, constituindo o maior império territorial da modernidade. Três impérios muçulmanos surgiram a partir do enfraquecimento dos impérios mongol e timúrida. O império otomano expandiu-se a partir da Anatólia (atual Turquia), dominando um imenso território que se estendia do Iraque à Áustria e da Ásia Menor ao Qatar. O império safávida atingiu limites superiores aos do atual território iraniano, estendendo-se desde o Iraque até a Índia. O império mugal, por sua vez, dominou quase toda a Índia, Paquistão, Bangladesh e partes do Afeganistão.

Comércio de longa distância

8Embora o comércio de longa distância fosse anterior ao período moderno, a expansão dos impérios europeus e asiáticos originou redes comerciais de caráter genuinamente global com fluxos em escala inédita. Tais conexões foram criadas a partir de centros de produção regional, movimentando produtos africanos (escravos, ouro, marfim, cobre, panos e produtos agrícolas), americanos (ouro, prata, madeiras, açúcar, cacau, tabaco, algodão e índigo), asiáticos (artigos de luxo, manufaturas, peles, pimenta e outras especiarias) e europeus (armas de fogo, têxteis e outras manufaturas). Suas rotas integraram três grandes circuitos (índico, eurasiático e atlântico), conectando as cinco maiores zonas comerciais do mundo: as cidades portuárias índicas, as rotas da seda centro-asiáticas, os circuitos mediterrânico e báltico europeus, a região mesoamericana e as redes transaarianas, centrais e sul africanas. O resultado foi a emergência de uma economia mundial de caráter policêntrico.

9As redes mercantis organizaram-se através da articulação entre poderes políticos, elites econômicas, companhias comerciais, associações de mercadores e redes familiares. A intensificação das trocas mercantis provocou diásporas comerciais, cujos casos mais emblemáticos foram o judeu e o armênio, levando também ao aprimoramento de tecnologias e instituições financeiras, como bancos, papel moeda, letras de câmbio, empréstimos e técnicas contábeis. Ao contrário do que se poderia pensar, a abertura das rotas marítimas de longa distância pelos europeus não levou ao fim das rotas terrestres eurasiáticas, sendo que ambas coexistiram de forma complementar. Além disso, apesar da decretação de monopólios, os estados e companhias europeus não tinham capacidade de controlar completamente o comércio. Em todo caso, durante o final da modernidade a supremacia econômica começou a passar da Ásia para a Europa.

Migração em larga escala

10Reunindo os resultados de investigações recentes, o autor sublinha a importância decisiva das interações demográficas, assinalando a ocorrência de quatro grandes movimentos migratórios que promoveram mestiçagens e a criação de novas sociedades. Algo em torno de 12 milhões de africanos e cerca de 1,4 milhões de europeus passaram para o continente americano, tratando-se das duas maiores diásporas da história. Estima-se que 300 mil russos migraram para a Sibéria, realizando o terceiro maior movimento populacional de que se tem notícia. Explorando o viés comparativo, o autor aponta diversas similaridades entre a imigração russa para os territórios siberianos e a imigração euro-africana para o continente americano. Por fim, milhares de chineses imigraram, parte deles forçadamente, para as fronteiras imperiais do centro asiático, assinalando-se ainda uma diáspora comercial chinesa em direção às cidades portuárias do sudeste asiático.

11Charles Parker assinala que uma das mais profundas consequências destas migrações foi a disseminação de doenças contagiosas, ocasionando catástrofes demográficas entre as populações indígenas americanas, siberianas, oceânicas e sul-africanas, que não possuíam defesas imunológicas. As populações indígenas centro e sul americanas foram reduzidas a cerca de uma décima-parte, em grande medida por conta das doenças trazidas pelos conquistadores europeus e seus escravos africanos, como varíola, sarampo, tifo, caxumba, malária e febre amarela. De forma semelhante, cerca de metade das populações indígenas siberianas foi dizimada por varíola, sífilis e gonorreia transmitidas pelos russos. Algo semelhante se passou no sul do continente africano. Tais morticínios favoreceram a conquista europeia. Se, por outro lado, a malária endêmica contribuiu para que os europeus não adentrassem no território africano, por outro, ao ser introduzida através de africanos no continente americano e dizimar as suas populações indígenas, ampliou a demanda por escravos africanos. Para além do conhecido comércio transatlântico de escravos, observa-se ainda que 1,7 milhões de africanos foram vendidos para os mercados índico e arábico, informando-se também sobre o intenso comércio de escravos eslavos na Criméia, o segundo maior centro escravista do mundo moderno.

Transferências e transformações ecológicas

12Uma das partes mais interessantes e inovadoras do livro é a consideração das interações biológicas e das alterações ecológicas ocorridas em praticamente todas as regiões do globo, como a disseminação de doenças, a miscigenação, a transferência de culturas e animais, o criatório extensivo, a mineração e a monocultura. Abordando uma questão bastante atual, o autor enumera os seus impactos ecológicos, tais como epidemias, desflorestamento, diminuição da biodiversidade, redução da população de peixes e mamíferos terrestres e marinhos, contaminação do solo e do ar, erosão, assoreamento de rios e aumento da aridez em determinadas regiões. Não por acaso, no século XVIII surgiu na Europa e no Japão a preocupação com a exploração desenfreada dos recursos naturais.

13Para além das catástrofes demográficas e ambientais, destaca-se que a transferência de plantas e animais proporcionou um largo aumento da produção alimentícia, sobretudo em decorrência da introdução de alimentos americanos como milho, batatas, feijões, mandioca e amendoim nos continentes africano, europeu e asiático. O mesmo se pode dizer da introdução de animais de corte no continente americano, onde foram criados em grande quantidade. O aumento da disponibilidade de alimentos ajuda a explicar como foi possível que, apesar das epidemias, guerras e escravidão que marcaram o período, a população mundial praticamente dobrasse entre 1500-1800, atingindo a marca dos 950 milhões.

14Expansão religiosa e circulação de informação

  • 3 Para exemplos relativos às práticas comerciais, veja-se: Bethany Aram et Bartolomé Yun-Casalilla (e (...)
  • 4 Federico Palomo, Fazer dos campos escolas excelentes. Os jesuítas de Évora e as missões do interior (...)

15Outro aspecto explorado é a ligação entre a expansão imperial e os processos paralelos de cristianização e islamização. Segundo o autor, a atividade missionária teria promovido uma verdadeira globalização da fé durante a modernidade. Observa-se que a missionação cristã e muçulmana produziu sincretismos, evidenciando que as novas crenças não eram passivamente acolhidas pelas sociedades locais.3 Assinala-se que os missionários católicos foram mais ativos e mostraram-se mais flexíveis, sendo, por isso, mais bem-sucedidos que os seus congêneres protestantes. Ao privilegiar os territórios ultramarinos, a autor não aponta que a missionação cristã se deu no interior do próprio continente europeu.4 Algo semelhante se passou em relação à imposição das línguas nacionais europeias. Segundo o autor, num segundo momento a propagação religiosa teria sido marcada por reformas que visavam maior uniformização e o fortalecimento de ortodoxias. A afirmação de que o enfraquecimento dos impérios muçulmanos teria sido causado pela adoção de ortodoxias religiosas, por sua vez, mostra-se pouco convincente. As interações globais são exemplificadas ainda através da circulação de conhecimentos etnográficos, cartográficos e astronômicos entre persas, árabes, turcos, judeus, chineses e europeus.

16Na conclusão, são evidenciadas as transformações ocorridas em praticamente todas as partes do globo com a incorporação da África, a constituição de sociedades multiétnicas na América, a expansão e o declínio dos impérios asiáticos e a gestação da hegemonia global europeia, que se consolidaria com a industrialização e o imperialismo nos séculos XIX e XX.

  • 5 A.C. de C. M. Saunders, A Social History of Black Slaves and Freedmen in Portugal, 1441-1555, New Y (...)
  • 6 Tratam-se dos mapas 3.2 e 4.1, localizados nas páginas 87 e 112, respectivamente. Esta informação p (...)

17Verificam-se alguns erros e omissões, como a generalização de categorias de classificação social hispano-americanas para a totalidade dos domínios ibero-americanos, o silêncio em relação à presença de escravos africanos no continente europeu5 e a ausência do fluxo de escravos africanos para a América portuguesa nos mapas referentes ao comércio de longa distância e aos fluxos migratórios.6 Além disso, apesar do caráter introdutório e didático da obra, não deixa de ser surpreendente que todas as suas referências bibliográficas digam respeito a textos em língua inglesa.

  • 7 Rafael Valladares, “No somos tan grandes como imaginábamos. Historia global y Monarquía Hispánica”, (...)
  • 8 Para um texto orientador a este respeito, veja-se: Jane Burbank et Frederic Cooper (ed.), Empires i (...)

18O ponto forte deste livro é a abordagem sintética, conectada e comparativa que oferece, permitindo a identificação de influências mútuas, circularidades, adaptações, paralelismos, semelhanças e diferenças. Uma das suas consequências mais relevantes é o redimensionamento da escala e da importância relativa dos impérios modernos europeus.7 Sem dúvida alguma, trata-se de uma excelente introdução à intensa renovação da historiografia sobre os impérios e a mundialização na época moderna.8

Haut de page

Notes

1 Conforme observa Dominic Sachsenmaier, muitos estudos no campo da história global e da história mundial não têm se empenhado em superar as fronteiras linguísticas e nacionais. Dominic Sachsenmaier, Global Perspectives on Global History. Theories and Approaches in a Connected World, Cambridge, Cambridge University Press, 2011, p. 3-4. A afirmação deste autor de que a atual produção destas vertentes historiográficas não possui um epicentro é questionável, pois o volume de publicações em inglês é muito superior ao de qualquer outro idioma, sendo veiculado em sua grande maioria por periódicos e editoras dos países de língua inglesa.

2 Em boa medida, esta tese é tributária de estudos recentes, dentre os quais merece destaque: John Darwin, After Tamerlane. The Rise and Fall of Global Empires, 1400-2000, New York, Bloomsbury Press, 2009.

3 Para exemplos relativos às práticas comerciais, veja-se: Bethany Aram et Bartolomé Yun-Casalilla (ed.). Global Goods and the Spanish Empire, 1492-1824. Circulation, Resistance and Diversity, New York, Palgrave Macmillan, 2014.

4 Federico Palomo, Fazer dos campos escolas excelentes. Os jesuítas de Évora e as missões do interior em Portugal (1551-1630), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

5 A.C. de C. M. Saunders, A Social History of Black Slaves and Freedmen in Portugal, 1441-1555, New York: Cambridge University Press, 1982.

6 Tratam-se dos mapas 3.2 e 4.1, localizados nas páginas 87 e 112, respectivamente. Esta informação poderia ser facilmente obtida através do banco de dados disponível sobre o assunto, que é inclusive citado pelo autor: http://www.slavevoyages.org/tast/index.faces

7 Rafael Valladares, “No somos tan grandes como imaginábamos. Historia global y Monarquía Hispánica”, Espacio, Tiempo y Forma: Historia Moderna, n. 25, 2012, p. 57-115.

8 Para um texto orientador a este respeito, veja-se: Jane Burbank et Frederic Cooper (ed.), Empires in World History. Power and the Politics of Difference, Princeton, Princeton University Press, 2010.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

José Eudes Gomes, « Charles H. Parker, Global Interactions in the Early Modern Age, 1400-1800 / Relazioni globali nell'età moderna 1400-1800 »Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Comptes rendus et essais historiographiques, mis en ligne le 10 mars 2015, consulté le 29 mars 2024. URL : http://journals.openedition.org/nuevomundo/67924 ; DOI : https://doi.org/10.4000/nuevomundo.67924

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-ND-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-ND 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search