Navigation – Plan du site

AccueilRubriquesComptes rendus et essais historio...2006Antonio Herculano Lopez, Mônica P...

2006

Antonio Herculano Lopez, Mônica Pimenta Velloso, Sandra J. Pesavento (orgs.), História e Linguagens: Texto, imagem, oralidade e representações, Rio de Janeiro, Edições Casa de Rui Barbosa/7Letras, 2006, 335 pp.

Entre textos, imagens e sons, um balanço atual do campo da história cultural
Ana Maria Mauad

Texte intégral

1Entre 13 e 17 de setembro de 2004, reuniram-se em três instituições cariocas, a Casa de Rui Barbosa, o CPDOC da Fundação Getúlio Vargas e na UFRJ, conferencistas e participantes do 2º simpósio nacional de História Cultural, iniciativa bianual do GT de História Cultural da ANPUH. Desse encontro resultou o livro, História e Linguagens: texto, imagem, oralidade e representações, organizado pelos pesquisadores Antonio Herculano Lopes, Mônica Pimenta Velloso e Sandra Jatahy Pesavento, editado pela Casa de Rui Barbosa e pela 7Letras, reunindo os trabalhos apresentados nas mesas redondas. Um conjunto de 25 textos, escritos por nomes de diferentes procedências nacionais e internacionais, realiza um balanço significativo do campo de estudos denominado História Cultural.

2A revolução documental dos anos 1960, com a história serial e o tratamento de dados massivos, teve como corolário uma verdadeira revolução na consciência historiográfica. No entanto, essa dupla revolução não se limitou à entrada de dados estatísticos na história, reorientou significativamente o trabalho sobre aos indícios do passado. Assim, à medida que se desenhava à crítica do documento como monumento, se ampliava o território do historiador. Nesse contexto de reformulações da oficina da história se insere as primeiras expressões da História Cultural.

3Considerada como uma possível 4ª geração da ‘Escola dos Annales’, Nova História Cultural, ou simplesmente, História Cultural, no entanto, não se limitou à França, estendendo-se para a os Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália, Brasil, entre outros países. Apesar de já ter sido  amplamente criticada por se reconhecer muito mais pelos temas com os quais trabalha, do que pela existência de uma unidade teórico-metodológica, a História Cultural ganha cada vez mais adeptos. Na concepção dos historiadores ligados a essa tendência, Roger Chartier e Jacques Revel, seus precursores não propuseram simplesmente um novo conjunto de temas para investigação; foram além das mentalités, com o objetivo de questionar os métodos e objetivos da história em geral.

4Em resposta aos seus críticos, a História Cultural consolidou-se como campo transdisciplinar, num duplo movimento. Por um lado, investiu na relação com a Antropologia, desenvolvendo uma abordagem histórica do conceito de cultura, ao mesmo tempo em que, definiu seu foco conceitual em torno da problemática das práticas e representações sociais. Por outro lado, a ênfase nos procedimentos de interpretação e textualização aproximou a História Cultural,  da teoria literária e da lingüística, tomando suas análises como modelos de ação metodológica. Nesse sentido as práticas sociais são consideradas como textos passíveis de serem lidos e interpretados de forma crítica.

5O livro, História e Linguagens: texto, imagem, oralidade e representações, orienta-se segundo estas diretrizes e realiza um balanço atualizado do campo de estudos da História Cultural hoje. Sua organização, em cinco partes, segue a orientação do título, tomando como eixo central as diferentes linguagens que definem a experiência cultural na história cruzando tempos e espaços.

6A primeira parte denominada História Cultural e História Global é composta exclusivamente pelo texto baseado na conferência de abertura. O trabalho denominado, “De Matrix a Camões: História Cultural e História Global entre mundialização ibérica e a mundialização americana”, Serge Gruzinski, estuda o papel dos fenômenos de messianismo e milenarismo, em dois tempos: século XXI e século XVI.  Ao comparar o messianismo e milenarismo do século XVI, criado em torno do imaginário ibérico da expansão e do domínio colonial, com aqueles produzidos por Hollywood, em torno da ficção científica de Matrix e o Exterminador do Futuro, define  a tese de que a história global, ou História Cultural global, permite explicar as visões de mundo e suas estratégias, em tempos e espaços completamente distintos. Em sua análise avalia como os fenômenos culturais se resignificam na dinâmica tempo histórico, enfatizando a existência de uma lógica cultural  na longa duração.

7Os seis  trabalhos que integram a segunda parte, denominada – História Cultural e Texto: os mundos da escrita e da leitura tomam  a palavra escrita e suas modalidades de apropriação, como uma das bases para a conformação da noção texto, suporte das práticas e representações culturais. Não é sem motivo que o artigo de abertura, assinado por Roger Chartier, atua como um balanço da situação do campo da História Cultural nos últimos dez anos, enfatizando a vitalidade da História Cultural, como um campo aberto ao debate teórico e a experimentação metodológica.  

8As reflexões apresentadas por Chartier, apesar de não avançarem muito em relação às suas contribuições anteriores, têm o mérito de sistematizar o conjunto de questões que orientam o projeto do livro, composto por abordagens e problemáticas diversas. Dentre essas se destacam três aspectos centrais, para nos orientar no campo da História Cultural, a saber: 1º a problemática do sujeito histórico e suas estratégias de apropriação cultural; 2º a complexidade das relações entre cultura erudita e popular, não somente para os períodos mais visitados pelas abordagens da História Cultural, mas também para a história contemporânea; e por fim, 3º a dinâmica dos discursos e das representações culturais. Esses três aspectos estão presentes, com maior ou menor ênfase, nos textos que compõem, não somente a primeira parte, mas o conjunto da obra.

9Em “Escrever história, domesticar o passado”, Manoel Salgado  tece uma sofisticada reflexão sobre a escrita da história como uma forma narrativa. Ao desfiar o fio que tece a trama das tradições conjugadas na institucionalização da disciplina histórica, no século XIX, o autor revela o papel da narrativa na domesticação do passado, no controle das paixões e na função pedagógica da história como uma dimensão da política.

10A literatura como tema para o campo da História Cultural é tratada no belo texto de Maria Stella Bresciani, intitulado: “As figuras do masculino e do feminino em Delphine e Corinne de Germaine Staël”. Estudiosa das tramas históricas que definem as sensibilidades modernas, Bresciani investe na análise dos personagens como metáfora de situações históricas, perpassadas por conflitos e tensões. Nesse trabalho, aponta para as mediações culturais que envolvem  a escritura moderna, enfatizando a forte marca da dimensão histórica na poética do romance produzido em meio à vivência revolucionária.

11A complexidade das estratégias dominação é o tema tratado no texto de Andréa Daher, “Dos intérpretes aos especialistas: a gramaticalização e a dicionarização das línguas indígenas da América Portuguesa e Hispânica nos séculos XVI e XVII”. O trabalho volta-se para a análise da catequese no Novo Mundo e o manejo das línguas indígenas pelos missionários, revelando que o projeto de dominação teve, como importante estratégia cultural, o domínio da língua, sua domesticação e refuncionalização pela ordem litúrgica.

12Já no artigo de Sandra Pesavento, “Morrer de amor: o suicídio - da escrita do Eu ao romance urbano”, somos levados ao universo das paixões proibidas e dos interditos sociais. O duplo suicídio de amantes é o mote para Pesavento discutir as relações entre história/acontecimento e narrativa/ficção. Em sua análise recupera os filtros pelos quais a realidade histórica se embrenha na literatura e as diferentes mediações, pelas quais, passa o vivido até tornar-se ideal de ficção, nas páginas dos romances de sensação.

13O último artigo da primeira parte  é de autoria de Charles Monteiro e intitula-se, “Outras narrativas da cidade: o relato autobiográfico de Zeli de Oliveira Barbosa em Ilhota: testemunho de uma vida”. Analisa a obra autobiográfica de Zeli, moradora da periferia de Porto Alegre, seguindo a trilha aberta na historiografia pelos estudos das trajetórias, memórias e experiências sociais das camadas excluídas. Dessa vez, a voz dos excluídos, toma a forma da palavra escrita, editada e a publicada, em livro de uma coleção financiada pela prefeitura de Porto Alegre. Monteiro analisa o texto de Zeli  seguindo algumas  perguntas-chave que, aos poucos, vão desvendando as dimensões da poética do espaço do eu – individual e coletivo, fundamentais para caracterizar as formas de apropriação cultural do espaço social.

14A segunda parte intitulada  História Cultural e Imagem: os mundos da forma e do sentido apresenta um conjunto de seis artigos, cujo foco central e a relação entre diferentes tipos de imagens. Neste caso, mesmo sem uma consideração conceitual mais explícita, fica evidente a importância do princípio de intertextualidade, para a análise das imagens no campo da História Cultural.

15O artigo de abertura da segunda parte é de Mirian de Souza Rossini, “O lugar do audiovisual no fazer histórico: uma discussão sobre outras possibilidades do fazer histórico”. Rossini destaca o impacto da renovação das fontes históricas na produção historiográfica atual, com ênfase para o papel do cinema, dentre os materiais audiovisuais produzidos pela sociedade moderna. Na discussão sobre a relação cinema e história a autora opta por tratar o filme como fonte histórica e texto cultural. Nesse campo introduz a problemática do efeito do real e da capacidade do filme em narrar através de imagens. Considera alguns cuidados a serem tomados em relação a essa fonte, principalmente os filmes do gênero histórico, mas não avança no debate sobre o tratamento do cinema como objeto da história, um sistema de práticas culturais conjugadas.

16No trabalho seguinte, “Imagem  e história em Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. De Jean Baptiste Debret: o Enterro do Filho de um Rei Negro”,  Jacques Leenhardt coloca  duas gravuras do pintor francês Jean  Baptiste Debret, em perspectiva. A primeira analisada é identificada como, Enterro de mulher negra e a segunda, Enterro de um filho de rei negro, ambas escolhidas pelo lugar que ocupam no estudo dos rituais da vida cotidiana da população africana no Brasil. No entanto, o autor não limita sua análise aos aspectos descritivos do cotidiano, ao contrário, busca através da interpretação de opções formais, compreender a lógica da representação visual, segundo os filtros culturais compartilhados pelo artista, sua época e sua condição de estrangeiro nos trópicos.

17A interpretação sugerida por Leenhardt das imagens de Debret, se orienta pela análise dos elementos iconográficos, segundo uma ordenação formal.  Um princípio metodológico através do qual ficam evidentes as relações do texto visual com o contexto político, bem como, as das representações com as práticas cotidianas que as sustentam. Essa análise habilita ao leitor, de um outro tempo, entrever as nuances das opções formais que filtram a experiência artística de um pintor francês, sob impacto da  vivência tropical.

18A paisagem de uma cidade marcada pela sua natureza exuberante é o objeto de análise do artigo de José Augusto Avancini, “A paisagem em O Ateneu: uma visão pictórica da natureza no texto de Raul Pompéia”. Avancini visualiza o Rio de Janeiro, do século XIX,  através do romance de Raul Pompéia, O Ateneu, cuja matriz visual encontra-se na pintura de paisagem oitocentista. A trama intertextual é clara, através dela, a paisagem da cidade descrita nas linhas de Pompéia ganha cor e forma nas telas do grupo de Grimm e nos traços “do poeta dos verdes”, Batista da Costa.

19Na linha da relação entre cinema e história insere-se o texto de Alcides Freire Ramos, “A linguagem cinematográfica sob o olhar da História Cultural: o caso de S. Eisenstein”. Ramos apresenta o trabalho de Eisenstein como um desafio para a História Cultural. Desafio que se revela no caráter polifônico da obra do cineasta e por sua capacidade de lidar com tensões históricas, traduzindo-as esteticamente nas opções de plano e montagem cinematográficas. A análise da trajetória do cineasta evidencia a situação dos artistas que, na contemporaneidade, se dedicam a criar através das mídias audiovisuais, notadamente, o cinema. Um campo tencionado pelo movimento das vanguardas artísticas, mais militantes e engajadas, e pelos imperativos do mercado capitalista e da indústria cultural.

20Da imagem em movimento para o movimento do traço, o texto seguinte de Isabel Lustosa, intitula-se, “J. Carlos, o cronista do traço”. Lustosa apresenta o traço de J.Carlos com o cuidado generoso de recuperar-lhe a trajetória de artista, um artista do riso que fez do humor o princípio de representação. Na sua proposta  inventaria os temas tratados por J. Carlos nos seus desenhos, definindo-lhe um lugar de destaque na caricatura brasileira. Além disso, informa sobre o seu reconhecimento internacional, sobre seu estilo inconfundível, sobre seus amigos e espaços de convivência. Enfim, delineia o universo visual criado pelo artista, fundamental para a cultura brasileira do século XX, recriando a ambiência histórica que valida a originalidade de J. Carlos, como um artista inesquecível.

21O texto que encerra a parte dois é de autoria de Maria Bernadete Ramos Flores e recebe o título: “O nu e o vestido, o futuro e o passado, a pedra e a carne: ensaio sobre o homem brasileiro – estética e política racial”. O artigo analisa o projeto frustrado de construir a estátua do homem brasileiro, no conjunto escultórico proposto para o MES. O tema da estátua e as querelas em torno da sua execução são tomados como ponto de  partida para a autora analisar a produção artística, notadamente, no campo da arte pública de esculturas, no Brasil e em outros paises do ocidente, no período entre guerras. O espaço de produção artística de então se define por um duplo embate de representações. De um lado, os conflitos em torno dos ideais de nação e povo, estabelecem a guerra de imagens no espaço público; de outro, a estética tradicional que reagia aos avanços experimentais propunha um retorno à ordem, dentro das  artes plásticas.

22A terceira parte do livro, composta por um conjunto de cinco textos, denomina-se: História Cultural e Oralidade: os mundos do som e da palavra. Essa parte volta-se para os mundos da oralidade e sua relação com a escrita da história, definindo-se a partir de uma dupla problemática: 1. as fontes orais e sua atuação no projeto de renovação da história contemporânea, notadamente, nos estudos sobre história da memória e do tempo presente; 2. a mediação entre oralidade e escritura tanto pela palavra escrita quanto pela cantada.

23“Da fala à história: notas em torno da legitimidade da fonte oral”, de Chiara Vangelista, discute a relação entre fontes orais e História Cultural, atentando para a natureza subjetiva dessa fonte e suas implicações teórico-metodológicas. O artigo se orienta pelo debate do estatuto epistemológico da história oral, apontando a importância do reconhecimento da dupla subjetividade – entrevistado/pesquisador -  na produção do conhecimento histórico com fontes orais. Nesse sentido, o uso de fontes orais na História Cultural, obriga ao pesquisador que oriente a construção do seu objeto, segundo os desafios colocados por esse tipo de material, dentre os quais destaca a necessidade de não abrir mão da crítica do depoimento como documento histórico.

24O artigo seguinte intitulado “Oralidade e memória em projetos testemunhais”, de Marieta de Moraes Ferreira, avalia o impacto dos projetos testemunhais na escrita da história do tempo presente. Apresenta dois projetos, um na Bósnia e outro na África do Sul, e analisa os problemas em torno de duas operações suscitadas pelos seus resultados. Primeiro, o movimento antagônico de banalização e sacralização da memória, e como corolário desse movimento,  a substituição da noção de dever por trabalho de memória, estratégia adotada para se lidar com o trauma na história. Texto instigante que posiciona os desafios levantados pelas fontes orais para uma História Cultural do tempo presente e da memória.

25O segundo bloco de problemas da parte três é tratado pelos textos seguintes, cada qual tramando a sua maneira a relação entre oralidade e escritura. O artigo de Mônica Pimenta Velloso, “Um folhetinista oral: representações e dramatizações da vida intelectual na virada do século XIX” analisa a presença da oralidade na cultura brasileira. O foco recai sobre a trajetória de Paula Nei, segundo a autora, um folhetinista oral, e sua inserção na geração de “modernos” na virada do século XIX para o XX, estendendo-se um pouco por esse. Estuda a sociabilidade de artistas e intelectuais que atuaram como mediadores entre a cultura popular e a cultura erudita, incorporando à palavra escrita aspectos da tradição oral.

26O artigo de Sandra Gayol, “El arte de las palabras: gestos, susurros y voces de los hombres honorables: Argentina fines del siglo XIX primeras décadas del XX”, segue a mesma linha do anterior. Nesse a autora trata da relação entre oralidade e escritura, avaliando as modalidades de incorporação da oralidade à palavra escrita, nos jornais da virada do século  XIX para o XX. O tema é a construção da imagem do homem moderno que define sua identidade pública, na defesa contra as calúnias e injúrias. A imprensa é a arena dos debates e apartes, réplicas e tréplicas, na qual a palavra escrita é impressa no ritmos das modulações da voz.

27O texto que conclui a parte três é de autoria de Márcia Ramos de Oliveira e intitula-se: “Oralidade e canção: a música popular na história”. O texto em diálogo com a tradição da poesia épica ocidental, define a canção como a palavra cantada, historicizando tal característica na música popular brasileira.

28A quarta e última pare do livro, História Cultural e Representação: cultura, ideologia e arte, é composta por sete artigos, com temáticas variadas em torno da cultura contemporânea, com ênfase para os séculos XIX e XX e para a noção de representação – material e imaterial, a exceção do texto que abre a quarta parte que se debruça sobre o patrimônio familiar e as estratégias matrimoniais, mas na Venezuela colonial.

29Esse artigo é autoria de Frédérique Langue e recebe o título de “El honor extravidado: representaciones y sensibilidades aristocráticas em Venezuela colonial”. Nele, o autor se propõe a estudar a elite criolla venezuelana, no período colônia, a partir da sua lógica cultural, defendendo essa abordagem em detrimento as tradicionais análises econômicas. Para o autor, o patrimônio das famílias aristocráticas seria construído e ampliado, segundo a lógica regida pelos sistemas de valores, estruturas mentais e sensibilidades, que orientaram as estratégias matrimoniais e a formação da rede social.

30Os demais textos da parte quatro, três são sobre as representações teatrais e três sobre as representações em torno da noção de patrimônio. O primeiro que se dedica sobre o tema do teatro, de autoria de Geraldo Mártires Coelho, intitula-se: “Cena lírica e representação: a ópera como valor civilizacional”. Como aponta o título aborda-se o teatro lírico como espaço suntuário de um projeto de civilização, que tinha como finalidade última, colocar a cultura brasileira no concerto das nações civilizadas.

31No artigo seguinte, o teatro é o popular e a abordagem volta-se não mais para o espaço, mas para as pessoas. O trabalho de Antonio Herculano Lopes, “Da arte mui brasileira, de fazer rir: de Vasques a Procópio”, toma a trajetória do ator Vasques e de seu biógrafo e, também ator, Procópio Ferreira, como referencias para se pensar a própria história do teatro popular brasileiro. Esse, por sua vez, é motivo para se refletir sobre um tema que vai mais além, ao envolver a idéia complexa de uma cultura brasileira e suas matrizes moderna nacional e popular.

32O terceiro artigo que trata de teatro é o de Rosangela Patriota, intitulado, “Representações de liberdade na cena teatral brasileira da ditadura militar”. Apesar de o título voltar-se para um momento histórico específico, autora divide o seu artigo em duas partes, uma de natureza teórica metodológica e outra voltada para a análise histórica da cena teatral. Na primeira parte define a cena teatral como objeto de estudo da história do Brasil  revelando os elos entre a arte engajada e a arte de entretenimento, entre teatro e política no Brasil. A parte seguinte volta-se para a análise da cena teatral dos anos 1970 e a centralidade das representações de liberdade, como estratégia de resistência democrática.

33O primeiro texto sobre patrimônio é o de Márcia Chuva, cujo título: "A noção de autenticidade nas práticas de preservação cultural no Brasil: representações em disputa”, já aponta para os embates em torno da noção de representação histórica no espaço público. No artigo, Chuva associa o patrimônio histórico à narrativa da nação e a busca de uma autenticidade para a história nacional, através  dos objetos e práticas culturais resgatados do passado remoto. Defende que pensar criticamente o patrimônio e suas políticas de salvaguarda significa refletir sobre a relação entre conhecimento histórico e construção da memória, entre identidade e diversidade cultural.

34O texto que se segue, intitulado “Arquitetos e mobilização política” é de autoria de Lucia Lippi. Nele a autora analisa o discurso dos arquitetos nos anos 1960, reconhecendo-os a partir da categoria de intelectuais. Revela-se em seu trabalho a estreita relação entre a proposta dos arquitetos, de uma cultura brasileira definida prioritariamente pelo patrimônio arquitetônico, verdadeiro símbolo dessa cultura, e àquela elaborada no campo político.

35Finalizando a coletânea está o artigo de Maria Izilda Santos de Matos, “A invenção da Paulistaneidade: de ‘a cidade que mais cresce no mundo’ a ‘um só coração’ (São Paulo – 1954 e 2004)”, onde trata a cidade como texto. A leitura proposta para esse texto urbano se faz através dos seus marcos comemorativos em dois tempos históricos – um patrimônio simbólico que orienta a produção de representações culturais sobre o ser paulista e sua cidade. Nos marcos comemorativos se atualiza a tradição e se redefine o estatuto ideológico dos seus discursos.

36Um conjunto variado de trabalhos que buscou mapear, a partir das linguagens e seus suportes, a cartografia dos estudos de História Cultural no Brasil. Entretanto, apesar do cuidado dos organizadores, algumas falhas na normalização das regras de referência e citação, merecem ser revistas. Além disso, percebe-se um certo desequilíbrio entre os artigos, alguns mais alentados, em termos de contribuição ao debate conceitual e metodológico, outros mais tímidos; alguns mais focados na discussão sobre História Cultural, outros mais bem situados no campo da renovada história política. Críticas que não comprometem o projeto do livro, nem tampouco, minimizam o importância da iniciativa para a consolidação do seu campo de estudos.

Haut de page

Pour citer cet article

Référence électronique

Ana Maria Mauad, « Antonio Herculano Lopez, Mônica Pimenta Velloso, Sandra J. Pesavento (orgs.), História e Linguagens: Texto, imagem, oralidade e representações, Rio de Janeiro, Edições Casa de Rui Barbosa/7Letras, 2006, 335 pp. »Nuevo Mundo Mundos Nuevos [En ligne], Comptes rendus et essais historiographiques, mis en ligne le 07 juin 2006, consulté le 28 mars 2024. URL : http://journals.openedition.org/nuevomundo/2590 ; DOI : https://doi.org/10.4000/nuevomundo.2590

Haut de page

Auteur

Ana Maria Mauad

Professora adjunta do departamento de história da UFF, pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF e pesquisadora do CNPq.

Articles du même auteur

Haut de page

Droits d’auteur

CC-BY-NC-ND-4.0

Le texte seul est utilisable sous licence CC BY-NC-ND 4.0. Les autres éléments (illustrations, fichiers annexes importés) sont « Tous droits réservés », sauf mention contraire.

Haut de page
Rechercher dans OpenEdition Search

Vous allez être redirigé vers OpenEdition Search